Termos e Condições Gerais

Termos e Condições Gerais

 

 

Informação do Proprietário

Responsável do tratamento dos teus dados pessoais

  • Nome: João Pedro Ferreira Fernandes
    NIF: 232896615
    Morada Fiscal: Rua Vergilio Ferreira nª10 3ºDto - 2855-735 Corroios
    Nome da Marca: Aquarela
    Morada do estabelecimento: Rua Quinta do Bom Retiro, 9, Armazém 2 - 2820-690 - Charneca de Caparica
  • Objecto: Comércio a retalho por correspondência ou via internet
  • CAE Principal: 47910

 

  1. INTRODUÇÃO
    1.1 As presentes condições gerais de venda têm por objeto disponibilizar e definir todas as informações necessárias ao utilizador sobre as modalidades de encomenda, venda, pagamento e entrega das compras efetuadas no website https://aquarela.com.pt/, propriedade de:
    João Pedro Ferreira Fernandes - aquarela, NIF nº 23289615, com domicílio em Rua Vergilio Ferreira nª10 3ºDto - 2855-735 Corroios.

As presentes condições gerais de venda são as únicas aplicáveis e substituem todas as outras condições, exceto prévio acordo, expresso e por escrito.
Considera-se que, ao validar um pedido de encomenda, o utilizador está a aceitar as presentes condições gerais de venda.
1.2 Para os efeitos dos presentes Termos e Condições entende-se por:
a) – “Artigos” - Os produtos comercializados no website https://aquarela.com.pt/;
b) – “Utilizador” - Toda a pessoa singular, não comerciante, que efetue uma encomenda através do website https://aquarela.com.pt/;
1.4 A utilização do website https://aquarela.com.pt/ e a compra dos produtos pressupõe o conhecimento, entendimento e aceitação dos presentes Termos e Condições pelo Utilizador.

  1. PRODUTO
    2.1 As imagens dos produtos disponíveis no site são o mais fidedignas possível, com vista a reproduzirem de forma idêntica o produto como ele é na realidade. Tendo em conta que alguns produtos têm fabrico artesanal, podem existir ligeiras diferenças entre a imagem e o produto em si, devido às próprias matérias-primas e ao processo de produção. Tenha em atenção que ao encomendar um artigo artesanal, o padrão ou as cores podem não ser exactamente as que se encontram no site.
    2.2. Tenha também em atenção às características descritas de cada produto, tal como tamanho e peso aproximados. Por vezes as fotografias não conseguem demonstrar de todo o tamanho real do artigo.
  2. ENCOMENDA
    2.1 Realização de Encomenda
    Todas as encomendas poderão ser realizadas durante 24 horas por dia, 7 dias por semana.
    Para efetuar uma encomenda no site, basta que o utilizador tenha uma conta de e-mail e siga os seguintes passos:
    - Selecionar os produtos que pretende adquirir e adicioná-los ao cesto de compras;
    - Registo no site https://aquarela.com.pt/, criando uma conta pessoal, onde pode, a todo o momento, aceder e atualizar os seus dados pessoais e verificar o estado de encomendas ou devoluções;
    -Preencher todos os campos de caráter obrigatório e selecionar a opção de pagamento pretendida;
    -Aceitar os Termos e Condições Gerais de Venda e clicar em "Finalizar Compra".
    No final da encomenda vai visualizar um ecrã com a confirmação e detalhes da mesma. Receberá também um email automático com essa informação.
    O Utilizador irá receber um e-mail de confirmação de encomenda com os detalhes relativos ao método de pagamento que selecionou.
    Ao submeter a sua encomenda, o utilizador aceita os Termos e Condições Gerais de Venda do site, bem como as Políticas de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais (Avisos Legais) que constam no rodapé do site.
    A aquarela reserva-se ao direito de modificar, em qualquer momento, a informação, a oferta de produtos, os preços, promoções e condições comerciais, apresentadas no website https://aquarela.com.pt/.
    A aquarela reserva-se o direito de não aceitar e cancelar as encomendas já confirmadas nas seguintes situações:
    a) O produto não se encontre disponível;
    b) O pagamento não seja realizado com recurso a qualquer uma das opções de pagamento disponíveis no website https://aquarela.com.pt/;
    c) Não se confirme o pagamento (até 1 dia útil após encomenda);
    d) A informação de faturação não for correta ou verificável;
    e) Existir um erro na cotação do preço;
    f) Não for possível entregar na morada fornecida pelo Utilizador.
  3. DISPONIBILIDADE DOS PRODUTOS

3.1 A satisfação das encomendas realizadas no site está sujeita à disponibilidade de stock dos produtos.

3.2 Caso o stock de um determinado produto esteja temporariamente esgotado ou caso o cliente tenha realizado uma encomenda de um produto que entretanto esgotou,  aquarela informará o utilizador por e-mail e indicará a data aproximada para reposição do produto, deixando ao critério do utilizador se mantém o interesse na encomenda ou se pretende o cancelamento da mesma.

4.3 Sempre que possível, aquarela tentará entregar todos os artigos encomendados num só envio. No entanto, caso uma parte dos artigos encomendados esteja com algum atraso ou momentaneamente indisponível, a entrega da encomenda pode vir a ser faseada. O utilizador será, neste caso, informado por e-mail.

  1. PREÇOS
    5.1 Os preços dos produtos exibidos no website https://aquarela.com.pt/ estão isentos de Imposto de Valor Acrescentado (IVA), conforme o artigo 53º.
    5.2 Os preços são todos cotados em euros (€).
    5.3 Os preços dos produtos apresentados no website são passíveis de alteração. aquarela reserva-se ao direito de alterar os preços sem aviso prévio. Os preços exibidos no momento da compra são os preços aplicados a essa compra.
    5.4 Verificando-se algum erro no preço dos produtos solicitados, aquarela ou o Utilizador poderão, até à expedição da encomenda, cancelar o pedido.
    5.5 O preço total especificado no checkout inclui impostos do país de origem (Portugal) e custos de envio.
    5.6 O Utilizador deve pagar apenas o montante especificado na confirmação da encomenda.
  1. MÉTODOS DE PAGAMENTO
    - O Utilizador poderá efetuar o pagamento sempre por adiantado por transferência bancária, Referência Multibanco e MBWay.
    - O website de aquarela não aceita qualquer outro método de pagamento além dos mencionados no ponto anterior. O Utilizador não deve tentar pagar por qualquer outro meio que não conste nos métodos de pagamento especificados. Se o fizer, não poderemos ser responsabilizados por perda do pagamento ou quaisquer outros danos que daí possam advir.
  1. CUSTOS DE ENVIO
    Os produtos que constam no site apenas estão disponíveis para venda em Portugal (Continente e Ilhas).

3.1 - Todas as encomendas são enviadas via Transportadora pelos seguintes meios:
Envio registado: É atribuído um código de registo que permite o acompanhamento e localização da encomenda.
Aquando a entrega na morada indicada pelo Utilizador poderá ser recolhida a assinatura de quem recebe.

Valor dos portes (IVA a incluir):

PORTUGAL CONTINENTAL

Até 0,499 kg:

Até 1,999 kg:

Até 4,999 kg:

Até 9,999 kg:

Até 14,999 kg:

Até 19,999 kg:

Até 30,00 kg:

€ 4,40

€ 5,61

€ 7,47

€ 9,91

€ 12,47

€ 14,46

€ 16,81

ILHAS (AÇORES E MADEIRA)

Até 0,450 kg:

Até 1,990 kg:

Até 3,990 kg:

Até 5,990 kg:

€ 4,20

€ 6,90

€ 13,80

€ 20,70

  • ENTREGA

9.1. aquarela procede ao envio do(s) produto(s) encomendado(s) pelo Utilizador, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h00, com exceção dos feriados e fins de semanas, via Transportadora – pelos métodos descritos no ponto 3 - para a morada de entrega indicada pelo Utilizador.
9.2. Caso não esteja ninguém na morada de entrega para receber a encomenda, a empresa transportadora deixará um aviso postal na caixa de correio para levantamento da mesma no posto CTT indicado nesse mesmo postal. Terá 6 dias úteis para levantar a encomenda no posto CTT, sendo que após esse prazo, aquarela não se responsabiliza por não recebimento da mesma.
9.2.1. Caso a encomenda seja devolvida ao remetente, aquarela poderá reenviá-la para o Utilizador após novo pagamento de portes por parte do Utilizador juntamente com um extra de 0,50€ referente a todo o material utilizado para o envio.
9.3. Os prazos de entrega variam entre 1 a 5 dias úteis de acordo com o artigo encomendado. A capacidade de resposta da aquarela dentro dos referidos prazos varia dependente da disponibilidade do stock, bem como nos períodos de promoções, saldos e Natal.
9.4. aquarela informará o Utilizador a indisponibilidade do(s) produto(s) encomendado(s), bem como procederá ao reembolso do montante pago, no prazo máximo de 15 (quinze) dias a partir do conhecimento da indisponibilidade.
9.5 aquarela não se poderá responsabilizar pelo extravio da encomenda.
9.6. No caso de se produzirem demoras no que diz respeito aos prazos de entrega acordados, devido a causas alheias à nossa vontade, não existirá nenhum direito a indemnização a favor dos clientes.

  • DIREITO DE LIVRE RESOLUÇÃO
    1 O Utilizador poderá resolver o seu contrato até 14 (catorze) dias após a recepção da encomenda desde que:
    a) O(s) produto(s) não tenham sido utilizados;
    b) O(s) produto(s) mantenham as suas características originais e etiquetas intactas;
    c) O(s) produto(s) se encontrem completos. Todo o material que acompanha as encomendas tem de ser devolvido.
    d) Não será aceite devoluções ou troca de artigos que tenham sido alterados ou que contenham erros de texto ou decorativos aprovados pelo comprador.
    10.2 aquarela reserva-se no direito de não aceitar devoluções de artigos adquiridos quando se trata de produtos festivos.
    10.3 As devoluções, cancelamentos ou reembolsos não se aplicam a bens personalizados, situação esta prevista na lei. A informação referente ao direito de resolução do contrato por parte do consumidor (cliente particular) está descrita detalhadamente no Diretiva n.o 2011/83/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de outubro de 2011, relativa aos direitos dos consumidores, que altera a Diretiva n.o 93/13/CEE do Conselho, e a Diretiva n.o 1999/44/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, e que revoga a Diretiva n.o 85/577/CEE, do Conselho e a Diretiva n.o 97/7/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho.
    A lei em vigor baseia-se no Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro, que transpõe a Diretiva n.º 2011/83/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de outubro de 2011, relativa aos direitos dos consumidores.
    10.4 O Utilizador pode exercer o seu direito de livre resolução através do envio do modelo de Livre Resolução ou através de qualquer outra declaração inequívoca de resolução do contrato, para o e-mail geral@aquarela.com.pt.
    10.5 Os custos de devolução da encomenda no exercício do direito de livre resolução são suportados pelo Utilizador.
    10.6 Uma vez recebido o produto devolvido, aquarela analisará e confirmará o estado de conservação da encomenda e, quando aplicável, reembolsará no prazo máximo de 15 (quinze) dias os montantes pagos pelo Utilizador constantes da encomenda, através do mesmo meio utilizado para pagamento da encomenda.
    10.7 Caso os artigos devolvidos apresentem sinais de utilização ou a embalagem original tiver sido violada, aquarela reserva-se ao direito de não aceitar a devolução e de recusar o reembolso dos mesmos.
    10.7.1. Neste caso, o cliente terá o direito de receber novamente o artigo pago inicialmente, sob pagamento dos portes de envio.
    10.8 Em caso de devolução das encomendas pelos motivos especificados neste termo, aquarela reserva-se no direito de não reembolsar as despesas relativas aos portes inicialmente suportados pelo cliente para a respetiva encomenda.

 

  • CANCELAMENTOS E DEVOLUÇÕES
    11.1 O Utilizador poderá cancelar a sua encomenda, desde que o solicite através do e-mail geral@aquarela.com.pt antes do seu envio.
    11.2 Se o pedido tiver sido recepcionado antes do envio, procederemos ao reembolso dos montantes pagos pelo Utilizador constantes da encomenda, através do mesmo meio utilizado para pagamento da encomenda, no prazo máximo de 15 (qunize) dias.
    11.3 Se o pedido tiver sido recepcionado após o envio, aplicar-se-ão as regras constantes no capitulo anterior, relativo ao direito de livre resolução.
    11.4 No caso do produto encomendado se encontrar com defeito ou com outra não conformidade, o Utilizador poderá optar por:
    a) substituir o produto;
    b) resolver o contrato.
    11.5 Assim que o Utilizador constatar um defeito ou outra não conformidade do produto, deverá comunicar-nos através do e-mail geral@aquarela.com.pt, enviando fotografias comprovativas.
    11.6 Assim que rececionarmos o seu email, entraremos em contacto consigo para resolver o problema de forma consensual.
  • QUALIDADE
    aquarela não vende produtos em segunda mão, com defeito ou de qualidade inferior aos padrões dos existentes no mercado. As principais características de cada produto mostrado em https://aquarela.com.pt/ encontram-se em cada página de produto. Tenha em atenção às características descritas de cada produto, tal como tamanho e peso aproximados. Por vezes as fotografias não conseguem demonstrar de todo o tamanho real do artigo.
    aquarela fará todos os esforços para que as cores dos produtos que aparecem no website https://aquarela.com.pt/ sejam os mais precisos e reais possíveis. Contudo, como os monitores dos computadores variam, não poderemos garantir que o seu monitor esteja a mostrar as cores exatas.
  • RECLAMAÇÕES
    Tendo em vista o objetivo de melhoria contínua dos serviços prestados, aquarela procurará atender e resolver as reclamações apresentadas pelo Utilizador no prazo de 5 (cinco) dias úteis, através do email geral@aquarela.com.pt
  • GARANTIA E SERVIÇOS APÓS VENDA
    Os produtos aquarela beneficiam da garantia de conformidade prevista na legislação aplicável à venda de bens de consumo.
  • EXCLUSÃO E LIMITAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
    aquarela não garante o funcionamento ininterrupto do website https://aquarela.com.pt/, ou de qualquer das suas funcionalidades, podendo o mesmo ser suspenso para a realização de ações de manutenção, reparação ou atualizações.
    aquarela não assumirá, de igual modo, qualquer responsabilidade por quaisquer danos, decorrentes, direta ou indiretamente, de situações de força maior que impeçam os seus fornecedores, seja de que forma for, de cumprir as suas obrigações, designadamente, greves, falhas na rede elétrica, nos serviços de telecomunicações ou em quaisquer outros serviços, incêndios, inundações, impossibilidade de obter produtos, materiais ou serviços, avarias, atrasos dos fornecedores ou transportadores e alterações de legislação ou de regulamentação administrativa.
  • MODIFICAÇÃO DOS TERMOS E CONDIÇÕES
    aquarela reserva-se ao direito de alterar, a qualquer momento, os presentes Termos e Condições, considerando-se as alterações efetuadas e os utilizadores notificados.
  • TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS
    Pedimos que leia atentamente a nossa Política de Privacidade para que possa tomar conhecimento das regras e procedimentos adotados pela aquarela no que respeita ao tratamento dos dados recolhidos quando navega no website https://aquarela.com.pt/ e quando utiliza as funcionalidades por ele oferecidas, bem como das medidas de segurança e de confidencialidade aplicáveis.
  • PROVA E ARQUIVO
    Os registos informáticos, mantidos por aquarela em condições de segurança, são considerados como prova das comunicações, encomendas e pagamentos realizados entre aquarela e o Utilizador.
  • LEI APLICÁVEL
    Os presentes Termos e Condições e todos os litígios emergentes que estejam relacionados com os mesmos, incluindo a sua validade, o uso do website ou qualquer compra no mesmo devem ser regidos pelo Direito Português.
  • RESOLUÇÃO DE LITÍGIOS ONLINE
    O site Resolução de Disputas Online é um site oficial gerido pela Comissão Europeia dedicado a ajudar os consumidores e os comerciantes resolver os seus litígios fora dos tribunais https://webgate.ec.europa.eu/odr/main/index.cfm?event=main.home.chooseLanguage
    Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa https://www.centroarbitragemlisboa.pt/
    Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave/Tribunal Arbitral https://www.triave.pt/
    CIAB – Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo (Tribunal Arbitral de Consumo) https://www.ciab.pt/pt/
    CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo https://www.arbitragemdeconsumo.org/
    https://www.cniacc.pt/pt/
    Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra https://www.centrodearbitragemdecoimbra.com
    Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Conflitos de Consumo do Algarve https://www.consumoalgarve.pt
    Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto https://www.cicap.pt
    Plataforma Europeia de Resolução Litígios Online https://webgate.ec.europa.eu/odr/main/index.cfm?event=main.home.chooseLanguage
  • LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELETRÓNICO
    Pode recorrer ao Livro de Reclamações Eletrónico para apresentar uma reclamação. Para tal, basta aceder à plataforma do Livro de Reclamações Eletrónico, aqui. https://www.livroreclamacoes.pt/
  • VALIDADE DE PROMOÇÕES
    20.1 As ofertas do site são válidas apenas para o momento em que são exibidas no site, a menos que seja comunicada no site informação em contrário.

Disponibilizamos de acordo com a lei em vigor, as ligações às respectivas instituições oficiais:

Sugestões, queixas e reclamações

Por vezes as coisas não correm da melhor forma ou pelo menos não da forma como gostaríamos...

Como tal, pedimos que nos dê uma oportunidade para resolvermos o seu problema da forma mais simples e rápida possível:

Os utilizadores do website aquarela.com.pt podem enviar-nos as suas sugestões, pedidos e reclamações através do próprio website através do formulário (clique aqui), ou enviando um e-mail para GERAL@aquarela.com.pt ou pelo correio para Aquarela, Rua Vergílio Ferreira nº10 3ºdireito, 2855-735 Corroios

  1. Modificação das Condições Gerais de Compra

Aquarela reserva-se o direito de modificar a qualquer momento e sem aviso prévio as informações e termos destas condições gerais de compra. Por conseguinte, recomendamos que os utilizadores os leiam sempre que acedam ao nosso website e, em qualquer caso, sempre que pretenderem fazer uma compra, para que possam decidir livremente se desejam continuar a utilizá-lo e mesmo fazer compras.

  1. Legislação aplicável

A actividade desenvolvida através do sítio aquarela.com.pt está sujeita à legislação aplicável em vigor, entre outras, a Lei n.º 67/98, de 26 de Outubro, revogado (Lei n.º 58/2019, de 08/08), que aprova o texto revisto da Lei Geral dos Consumidores e Utilizadores e outras leis complementares.

  1. Jurisdição

Para qualquer controvérsia ou conflito que possa surgir entre os utilizadores do website aquarela.com.pt  e Aquarela,  as partes concordam expressamente em submeter-se em todos os casos à jurisdição dos Tribunais e Tribunais de Portugal, sendo competentes os correspondentes ao domicílio do cliente.

RESOLUÇÃO DE LITÍGIOS ONLINE

Caro cliente,

A União Europeia criou um site para apoiar os consumidores a apresentarem as suas reclamações sobre qualquer litígio em que estejam envolvidos. Neste âmbito disponibilizamos toda a informação para que possa exercer o seu direito de reclamação junto de uma entidade oficial, terceira e imparcial ao processo, («entidade de resolução de litígios») que o ajudará a resolver o litígio em questão.

Assim, se ficou insatisfeito com a aquisição de um bem ou serviço, ou com a solução por nós apresentada para resolver a situação, pode aceder a este site oficial https://webgate.ec.europa.eu/odr/main/?event=main.home.show e expôr a sua contestação.

O que é a resolução alternativa de litígios?

A resolução alternativa de litígios é a possibilidade que todos os consumidores têm ao seu dispor de recorrer e entidades oficiais que os ajudem na resolução, ou orientação de algum conflito, antes de abrirem processos litigiosos nos Tribunais.

Regra geral, o procedimento é o seguinte: o cliente pede a um terceiro imparcial que intervenha como intermediário entre si e o comerciante que é o alvo da sua reclamação. O intermediário pode sugerir uma solução para a sua reclamação, impor uma solução a ambas as partes ou reunir as partes para encontrar uma solução.

Talvez conheça o conceito de resolução alternativa de litígios por outro nome: ‘mediação’, ‘conciliação’, ‘arbitragem’ ou ‘comissão competente no âmbito dos litígios de consumo’.

A resolução alternativa de litígios é, por norma, menos dispendiosa, menos formal e mais rápida do que a via judicial.

Em caso de litígio de consumo, o consumidor pode recorrer às seguintes entidades de resolução alternativa de litígios de consumo:

CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo

http://www.arbitragemdeconsumo.org/

CACCL – Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa

http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

CACCVA – Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave/Tribunal Arbitral

CICAP – Centro de de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto (Tribunal Arbitral de Consumo)

CIMAAL – Centro de de Informação, Mediação e Arbitragem de Conflitos de Consumo de Algarve

http://www.ciab.pt/pt/

CIAB – Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo (Tribunal Arbitral de Consumo)

http://www.ciab.pt/pt/

CIMPAS – Centro de Informação, Mediação e Provedoria de Seguros

https://www.cimpas.pt/